O PANORAMA VISTO DA SERRA

quarta-feira, 25 de julho de 2012

FIM DO MUNDO ADIADO - NOS ENCONTRAREMOS EM 2013

Sempre me intrigou e continua a intrigar essa coisa de tempo e espaço em que acontecem muitas coisas em um curto espaço de tempo e poucas quando nós tinhamos no passado uma imensidão de tempo disponivel. É aquilo de que quando você não dispõe de muito tempo muitas coisas são realizadas e não as são, quando você tem todo o tempo do mundo.

Vejam que isso não tem uma relação direta com o estudo do tempo/espaço da cosmologia tal como ela foi até hoje estudada pelos nossos Fisicos, mas talvez lá adiante até venha a ter! Aqui é só uma especulação pela observação histórica do que propriamente um estudo da criação do cosmos.

Não sei, não tenho uma idéia bem formada sobre isso, só pensamentos, mas até hoje nada adiantou, pois têm muitas coisas para serem analisadas em conjunto que não sei nem como começar, e talvez chegar à conclusão de nada, mas somente a um começo de análise.

O fato é que estamos vendo isso na história, e a história é a nossa única testemunha dessas coisas, e também, no nosso cotidiano e nas nossas lidas diárias vemos como isso se comporta.  Mesmo aquela velha impressão que temos de que o tempo está passando mais ou menos depressa, que não vemos o tempo passar quando temos muitas coisas a fazer e ao realizar uma bobagem qualquer levamos uma imensidão de tempo, etc.

Essa relatividade se expande e se retrai, e toma proporções às vezes gigantescas!
Mas veja quando ampliamos mais e falamos em séculos e milenios. Vivemos milhares de anos andando montado em lombo de animais, sem nenhum dos confortos e tecnologias modernas que conhecemos e de repente passamos num curto periodo de pouco mais de um século ao que estamos vendo agora.
A pergunta é: por que isso? 

Porque não o fizemos antes, será que eramos tão diferentes assim do que somos hoje? Houve um estalo, um start provocado por alguma força que não sabemos ainda como identificá-la, que num dado momento foi acionada por alguma entidade que também não sabemos quem?
Tivemos tanto tempo, não é mesmo? Então que tempo seria esse, como o mesmo se comportava, será que percorria o mesmo espaço no mesmo tempo que hoje ou pelo menos medido pelo tempo que agora acontecem as coisas? O nosso tempo clássico é o que corresponde a um ano medido pela circunferencia que a Terra descreve em volta do sol! Mas não teremos outras formas de medir o tempo?

Já pensaram quanto tempo levou o uso de embarcações a vela, o único transporte possivel em toda essa imensidão de tempo, em que não conseguimos saber a sua real duração em relação ao tempo da era moderna, contemporânea? Seria esse o mesmo tempo de agora? Por isso quero sempre fazer essa correlação com o estudo da evolução do Universo, mas é só uma tentativa de instigar a coisa.

Estará havendo uma desaceleração ou uma compressão do espaço-tempo, e por isso estamos condensando um máximo de informações em pequenos compartimentos semelhantes ao que usamos nos computadores modernos?

É por estar havendo uma desaceleração que estamos conseguindo fazer isso?  Temos a impressão que, com a explosão inicial o universo iniciou o processo de expansão até um certo ponto e estariamos ou não passando por um periodo de desaceleração e redução dessa velocidade de expansão, pois lá no inicio o tempo era zero com uma força gravitacional imensa e uma massa infima?

Não quero entrar nisso, pois sou muito pequeno para discutir essa imensidão de assuntos e ele está sendo discutido por muita gente grande agora.
Eu sei e todos sabemos que a vida na terra existe a milhões de anos, e foram havendo as evoluções até chegarmos à forma inteligente, mas eu me apego é justamente no que toca a um periodo bem pequeno em relação ao todo: um espaço de milhares e não de milhões de anos. Isso começou a ter uma vizualização maior ha pouco tempo de onde estamos agora!

Fiquemos somente nas nossas observações e utilizando um pouco da Fisica Newtoniana localizada.
Se a velocidade que definia o tempo-espaço estava calculado pelas velocidades reinantes nos periodos iniciais da grande explosão e no inicio havia uma aceleração provocada pelo impulso inicial a não ser que tenha surgido alguma outra força, a tendencia será a desaceleração e a mudança do conceito de medição do tempo! Apesar de haverem discussões sobre isso mas uma determinada força aplicada lá no inicio que determinou a expansão terá uma validade e aí viria fatalmente o colapso.

Então se medirmos o tempo anterior pelos conceitos que medimos o tempo atual, certamente acharemos um tempo-espaço maior do que aquele que imaginávamos até então e que realmente não existiu pelo menos como imaginamos.

Fazendo uma comparação grosseira, é como se estivessemos anteriormente em um automóvel a uma velocidade de 300 Km percorridos em 1 h que sendo medido por uma velocidade de 30 Km p/h achariamos 10 horas ao invés de 1 hora.

Essa imensidão de tempo que se passou, pode não ter sido tanto assim como o achamos, e na realidade estarmos mais perto do inicio do que pensamos, daí todas essas nossas sensações descritas acima.

Então aquele tempo que decorreu lá atrás não seria tão grande quanto pensamos e também não estariamos tão longe quanto pensamos estar do inicio da criação do universo, como também não saberiamos ao certo se os 13,7 bilhões de anos que nos resta de vida do universo estaria ainda a vir ou se esgotando agora!

Portanto, é bom não confiarmos muito nessas previsões nem pouco, nem muito catastróficas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário